As belezas da Cidade Construida.

Com 2,36 milhões de habitantes, Brasília é a capital do Brasil, localizada no território do Distrito Federal. É a terceira capital da história do país.

Uma curiosidade é que ela foi totalmente “construída”. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Um projeto de arquitetura impressionante, conhecido como "Plano Piloto", foi feito pelo urbanista Lucio Costa, e muitas de suas construções foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Logo foram transferidos os principais órgãos da administração federal para a nova capital, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.


Inaugurado em 1974, o Estádio Mané Garrincha é hoje mais do que um simples espaço para a realização de partidas de futebol. O complexo esportivo conta com ambientes para a prática de outras modalidades esportivas, como judô, ginástica, capoeira e dança.


Congresso Nacional é sede do Poder Legislativo. Os blocos em forma de “H” têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico. Nas cúpulas se localizam os plenários, na convexa a Câmara dos Deputados e na côncava o Senado Federal.


  Tombada como Patrimônio Histórico e Artístico. Tem 40 metros de altura e capacidade para quatro mil pessoas. O acesso é por uma passagem subterrânea. O interior do templo recebe luz natural filtrada por vitrais de Marianne Peretti. A Catedral possui um acervo de obras de arte, que inclui entre outros 14 painéis de Di Cavalcanti. 


O chamado Pontão  funciona como um local de diversão para os freqüentadores desse lago artificial, que foi represado para a geração de energia hidrelétrica e contribui para amenizar o clima seco de Brasília.


A obra da Ponte JK impressiona pela funcionalidade e arquitetura monumental que transformam o empreendimento em uma execução ímpar da engenharia brasileira. A forma estrutural adotada, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, o que representa um desafio imposto pela arquitetura e vencido pela engenharia.

Com 224 m de altura, é o centro irradiador de som e imagens das emissoras de rádio e TV. Em frente à Torre da TV encontra-se a escultura “Era Espacial” de Alexandre Wakenwith. Aos sábados, domingos e feriados funciona a tradicional Feira de Artesanato.
Category: 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário