Catavento, Museu do Futebol e outros espaços interativos

São Paulo é uma cidade completa. A cada momento se reafirma como pólo latino-americano de cultura, com um cardápio repleto de atrações que vão desde espetáculos, casas noturnas, gastronomia mundial, a belezas naturais e dezenas de espaços verdes a céu aberto onde o bem estar e a prática de esportes são uma constante de segunda a segunda.

O que surge agora na capital para completar este variado leque de ofertas é um novo conceito de entretenimento: os espaços culturais modernos e, acima de tudo, muito interativos. Exemplos não faltam, como o recém-inaugurado Catavento Cultural e Educacional, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que apresenta ao público a ciência e os problemas sociais de um modo participativo e absolutamente criativo e lúdico.

Localizado no antigo Palácio das Indústrias, na região do Parque Dom Pedro – centro de São Paulo - o Catavento é dividido em quatro grandes seções: O Universo – do espaço sideral à Terra; a Vida – do primeiro ser vivo até o homem; o Engenho – as criações do homem e, por fim, a Sociedade – que mostra os problemas da convivência organizada. Uma viagem à descoberta, uma forma divertida de crianças e adultos aprenderem e reciclarem conhecimentos.  

Outra experiência imperdível na cidade é, sem dúvidas, a visita ao Museu do Futebol. Montado na parte frontal do Estádio Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu -  seus mais de 5 mil metros quadrados de inovação e tecnologia de última geração, narram, expõem e surpreendem seus visitantes com uma apresentação dinâmica incrível sobre a maior paixão do povo brasileiro.

Visitantes de todas as idades encontram uma razão para visitar o Museu do Futebol, o único no mundo com este conceito e sem ligação a nenhum clube específico de futebol. Só para citar como exemplo, de um lado encontram-se uniformes de épocas remotas e áudios de partidas históricas. De outro, projeções interativas que permitem a batida de um pênalti e mesas prontas para uma partida de pebolim em meio ao passeio.

Mas se o futebol é patrimônio nacional, é impossível negar que a língua portuguesa, unida às peculiaridades da história do Brasil, não ostente o mesmo status-quo. E dessa forma, o Museu da Língua Portuguesa, um dos mais visitados do país, apresenta de maneira inusitada as origens desse idioma tão singular. São três andares que misturam recursos audiovisuais, jogos eletrônicos didáticos e exposições itinerantes, dentre outras tantas atrações.

E, para fechar o universo mágico e moderno regado à interatividade paulistana,  não podemos deixar de fora a já consagrada Estação Ciência. O lugar é uma viagem ao mundo do conhecimento científico. Trata-se de um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades em áreas como Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Biologia, Tecnologia, entre outras.

Espaços imperdíveis, visitas que não podem deixar de ser feitas. Uma oferta que não é encontrada em nenhuma outra parte do país. Aproveite!
Category: 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário